Cia Teatral Abdias Nascimento

TEATRO NEGRO NA BAHIA

Projeto

O projeto "10 Anos da Cia Teatral Abdias Nascimento", fará uma celebração com o teatro negro da Bahia e do Brasil, através de um ciclo de leituras dramáticas intitulado Abriu de Leituras acerca das obras montadas pelo Teatro Experimental do Negro -TEN,  executadas por diferentes grupos e diretores de Teatro Negro locais, nacionais e internacionais, e,  no segundo momento, com  a montagem da obra  "Sortilégio" com a CAN.

O projeto será realizado em duas etapas:
  • 1ª Etapa - Abriu de Leituras: prevê a realização de seis leituras dramáticas, ao longo de uma semana, e uma mesa redonda intitulada "Teatro Negro: Uma Identidade Cultural". As Leituras serão realizadas por diferentes grupos de teatro negro (local), e por variados diretores teatrais convidados (local, nacional e internacional), gerando assim um projeto de leitura ampliado, proporcionando, com isso,   um intercâmbio com os diferentes grupos de teatro em um único projeto. Importante ressaltar que antes de cada leitura dramática será apresentado um curta metragem de 5 minutos, mostrando um panorama mundial e nacional do período em que a obra foi encenada, situando historicamente cada montagem.

  • 2ªEtapa - Montagem do espetáculo: A segunda etapa consiste na montagem de um dos textos das seis leituras. Montaremos o texto teatral SORTILÉGIO, de Abdias Nascimento. Operando com as duas etapas, uma distinção entre Texto dramático (texto escrito) e Texto performático (texto em representação). 



0 Comentario "Projeto"

Postar um comentário